Strict Standards: Only variables should be passed by reference in /home2/cordteat/public_html/header.php on line 21
CordTeatro | page

nelson lima

Nelson Lima

 

 

DIRETOR

O Diretor da PRODARTS é o ator José Nelson de Almeida Lima – Nelson Lima.

                Nelson Lima tem mostrado seu trabalho em todo nordeste e em algumas cidades do sul do país. É escritor, poeta de cordel, romancista, teatrólogo, comediógrafo e comediante, didático na área teatral.

                Registrado profissionalmente como ator, D.R.T. nº 1650. Sindicalizado no SATED ( Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado de Pernambuco ) com matrícula de nº 1332. Cadastrado na Associação dos Artistas de Caruaru sob o nº 068.

                Desde os 14 anos que faz teatro. Começando por escolas, mas logo percebeu a necessidade de fazer cursos e oficinas de teatro, e assim fez: No SESC – Caruaru, com Severino Florêncio, duração de um ano; Cia. Prazeres Barbosa; ...

Atualmente está interpretando o personagem “Biu”, na peça “Biu e Zefa em: O Mundo Vai Acabar!” É também integrante da equipe de professores do “Projeto Cordel nas Escolas”, da Secretaria de Educação de Caruaru. Ensina a teatralidade do cordel.

Membro da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel, ocupando a cadeira nº11 de João Martins de Athaide. Da qual foi presidente, no biênio maio de 2009 a maio de 2011, e também presidente da ASSARTIC – Associação dos Artistas de Caruaru, biênio 2010/2011.

 

nelsonteatrolima@gmail.com

nelsonteatrolima@bol.com.br

(81) 9213-1839 / 9514-7757 / 3095-2108

 

RELEASE ARTÍSTICO DO NELSON LIMA

 

Nelson Lima é Ator e Poeta profissional com DRT nº 1650, viajou por vários Estados do Nordeste, BA, AL, PB, SE, RN, CE e PI com a peça, Biu e Zefa em: O Mundo Vai Acabar, (que foi transformada em filme pela TV Lumiére). Participou do filme local, Da Morte para a Vida, e da Microsérie A Pedra do Reino (pela Globo Filme).

                    Trabalha na educação, desde 2006, ensinando teatro e cordel, com disciplina “A Dramaturgia do Cordel”, que é a desconstrução do texto poético, e construção do texto teatral; com o projeto Cordel nas Escola. Nesse mesmo período, montou um trabalho para crianças da 1ª a 4ª séries, com a dupla Zé do Cordé e Zefa Cordelina. Foi Presidente da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (gestão 2009/2010), ocupando a cadeira nº11 de João Martins de Athayde. Foi  Presidente da ASSARTIC – Associação dos Artistas de Caruaru, gestão 2010/2011  no mesmo período diretor do Teatro João Lyra Filho.

Como cordelista profissional tem vários cordeis editados. Como oficineiro, desde 1996 até a presente data, aplicação de oficinas de teatro em escolas, comunidade de bairros, creches de várias cidades tais como: Caruaru, Lajedo, Palmares, Recife, Belo Jardim, Garanhuns, Arcoverde, Pesqueira, Catende,  Pedra de Buíque, Stª Cruz do Capibaribe/PE; em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

                            No período junino, desde 2009, atua na cidade cenográfica fazendo dupla com Ramatis Nepumoceno, interpretando dois bebinhos: Zé do cordé e Zé Prequé.

                    Com o personagem Zé do Cordé foram feitas apresentações do  Monólogo Teatral – Zé do Cordé Show, aula-espetáculo de cordel. Período – março a novembro de 2001 em Suzano/SP e São Bernardo do Campo/SP; como também em Caruaru e região. Apresentações avulsas Período: 3 e 7 de agosto/2011 na Fenearte – Festival Nacional de Arte - Local em Olinda.

                            Atualmente está remontando a comédia teatral “Biu e Zefa em: O Mundo Vai Acabar!” e participa da Cia. Do Riso no show humorístico “Quem Ria Paga” de Lamartine Duarte. Participa com dois personagens: Aspone e Etelvino.

 

Contatos: (81) 3095-2108 / 9213-1839 / 9514-7757

e-mail: nelsonteatrolima@gmail.com

blogger: zedocordel.blogspot.com